Piloto Privado de Hélicoptero- Tudo o que Precisas de Saber

Se você está lendo este artigo, então é provável que esteja a pensar tornar-se num piloto privado de helicoptero- Excelente decisão!

Mas temos uma má notícia, se você pensa que é fácil e barato seguir essa via, pense outra vez… No entanto não desista, com um pouco de determinação toda a gente consegue atingir essa meta.

Como temos leitores de todo o mundo, neste artigo vamos explicar como se tornar piloto privado de hélicoptero no Brasil e em Portugal.

Como se tornar piloto de hélicoptero no Brasil?

 

A entidade reguladora da aviação no Brasil é a ANAC. Como tal, e como explicado pela organização, é necessário a realização de vários testes e exames, em 3 fases distintas: avaliação médica, componente teórica, e componente prática, descritas em baixo:

Fase 1- Inspecção média e Certificado Médico Aeronáutico de 2ª classe

Nesta fase, o estado de saúde do estudante é avaliada. A visão, peso, e outros factores físicos são importantes para determinar que o futuro piloto está em condições de voar.

Fase 2- Componente teórica:

Passados os testes médicos, o aluno deve procurar um curso teórico licensiado pela ANAC. Pode conferir a lista de escolas neste link.

Esta primeira parte do curso foca-se em 5 matérias: Meteorologia, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Teoria de voo.

Feito o ensinamento teórico, é necessário fazer um teste administrado pela ANAC.

Fase 3- Componente prática:

Se conseguir passar o teste teórico, pode avançar para a componente prática. Geralmente, esta parte é feita na mesma escola do que a parte teórica e também tem um exame no fim, que desta vez não é administrado pela ANAC, mas sim pela escola em que tirou o curso.

Se conseguir passar estas 3 fases, parabéns! Você pode agora conduzir um hélicoptero privado.

Como se tornar piloto de hélicoptero em Portugal?

Curiosamente, a entidade reguladora da aviação em Portugal também se chama ANAC. O processo em Portugal é semelhante, resultando sempre de uma mistura de testes adminsitrados pela ANAC e cursos e testes regidos por empresas privadas.

Mais uma vez, 3 passos são necessários:

Fase 1- Exames médicos:

Uma lista de todos os exames necessários podem ser encontrados aqui.

Fase 2- Componentes teórica:

Tal como no brasil, a ANAC (portuguesa) administra um exame teórico, para o qual pode estudar sozinho. Após ter passado este teste terá que se inscrever numa escola e treinar para o exame prático.

Fase 3- Componente prática:

O exame prático em Portugal é administrado pela ANAC. Para o tomar, o aluno precisa de 35 horas de vôo. E se passar fica com uma Carteira de Habilitação Técnica (CHT), que permite voar apenas helicópteros privados.

Em portugal, as duas componentes costumam ser oferecidas em conjunto pelas escolas. Os cursos costumam ter duração de cerca de 6 meses, dependendo do resultado dos exames. Aqui fica uma lista de cursos disponivéis em Portugal:

Aero Club Portugal

G Air

Helibravo

Nortavia

 

Esperamos que este artigo lhe tenha ajudado a chegar mais perto do seu sonho de se tornar um piloto privado de helicóptero. Se tiver algum feedback ou comentário, por favor deixe na caixa em baixo!